Much is said about React Native and Flutter, but have you ever heard of NativeScript? If your answer is "no!", don't blame yourself.

Here we have an overview of what NativeScript and NativeScript-Vue are, why using them and we will even take the first steps applying them.

What is NativeScript?

Just like React Native, NativeScript is a framework that allows the development of native apps for Android and iOS (writing just once).
You can see more in:

Ok! But why NativeScript?

You must be thinking "Shoot, one more framework? why would I leave React Native or Flutter for this framework?", Believe me, it's very common to think…


React Native conseguiu (rapidamente) se tornar o "king" dos frameworks para desenvolvimento mobile, e com isso, nasceram milhares de componentes. Fazendo uma busca rápida no npm pela palavra chave "modal react native", no momento que escrevo esse artigo, temos 347 resultados, entretanto, muitas vezes acabamos instalando muitas dependências desnecessárias, já que esse tipo de componente depende do criador, você ou a comunidade manter atualizado (e isso é ótimo), então iremos aprender como fazer nossa própria modal animada.

Iniciando Projeto

É importante entendermos que será um exemplo simples, existem milhares de formas de fazer isso, então iremos partir da forma mais simples. Antes…


A briga entre qual framework usar para desenvolvimento mobile já é velha, são tantos frameworks no mercado que é difícil escolher qual seguir (Flutter, React Native, NativeScript, Cordova, Xamarin e etc), nunca escondi a minha admiração pelo NativeScript, mas entendo a relutância que muitos tem ao tentar fazer algo com ele, mas para os amantes do React, sinto em lhes dizer, mas as desculpas acabaram, recentemente o {N} deu suporte ao React também, isso quer dizer que agora é possível escrever em React com NativeScript.

Mas o que ganho ao escrever React no {NS} e não no RN?

Essa é a com toda certeza a pergunta que mais escuto, porém, em um artigo…


Em 2017, a Telerik anunciou tanto o NativeScript Sidekick quanto o Marketplace do NS. Lembro que na época, isso foi algo muito legal, mas algo que eu não explorei a fundo, meio que abandonei, porém, há algum tempo venho dando mais atenção a ele, por isso hoje iremos falar sobre o Sidekick e como ele pode nos ajudar ao desenvolvermos app com NS.

O que é o Sidekick?

O próprio site do NativeScript diz:

O NativeScript Sidekick é um cliente de GUI leve, mas poderoso, que é executado em sua área de trabalho e está disponível para Windows, macOS e Linux. Ele aprimora o poder…


No meu último artigo eu tive o prazer de falar um pouco sobre NativeScript-Vue e dar uma introdução desse incrível framework. Mas se você achou que aquilo era tudo que iria ler sobre o assunto (da minha parte), estava EXTREMAMENTE ERRADO (se não viu, da uma conferida no artigo).


Muito se fala de React Native ( ̶a̶ ̶m̶a̶i̶s̶ ̶t̶e̶m̶p̶o̶ ̶d̶o̶ ̶q̶u̶e̶ ̶g̶o̶s̶t̶a̶r̶í̶a̶m̶o̶s̶), Xamarin (honestamente faz muito tempo que não ouço falar dele) e Flutter. Mas você já ouviu falar do NativeScript? Se sua resposta for “não!”, não se culpe.

Aqui teremos um overview do que é NativeScript e NativeScript-Vue, porque utiliza-lo e ainda veremos como dar os primeiros passos com ele.

O que é NativeScript?

Assim como o React Native, NativeScript é um Framework que nos possibilita o desenvolvimento de apps nativo para Android e iOS (escrevendo apenas uma vez).
Você pode ver mais em:

Ok! Mas por que NativeScript?

Você deve estar pensando “Caramba, mais um framework…

Rafael Augusto

Developer Javascript | Vue | React | React Native | NativeScript | Swift | MongoDB | Node | Python | Machine Learning

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store